sexta-feira, 23 de outubro de 2015

Os 10 possíveis temas para a redação do ENEM 2015


Confira dez temas que podem cair na redação do Enem em 2015. Eles têm aparecido com destaque em notícias, reportagens e são discutidos por toda a sociedade.

1. Corrupção: O escândalo da Federação Nacional de Futebol (FIFA), cujo esquema envolvia executivos do futebol brasileiro, e o “Petrolão”, que investigou irregularidades na Petrobras são dois exemplos de corrupção exaustivamente mostrados na mídia. Mas a corrupção não está apenas em “grandes esquemas”, pode existir em pequenos delitos e gestos do cotidiano, no famoso “jeitinho brasileiro” de querer levar vantagem e burlar as regras. 

2. Racismo, preconceito e Homossexualidade: Apesar da legislação brasileira considerar crime qualquer manifestação de racismo, já no que diz respeito à união de casais do mesmo sexo e adoção de crianças órfãos/abandonadas pelos mesmos ainda é tratada como tabu pelo Congresso Nacional, haja vista as idas e vindas nas votação de leis que dispõem sobre a temática. Dica: devido a pouca formação – ou nenhuma, sobre o tema é bom ler artigos sobre a questão sexual – orientação, opção etc., já sobre o racismo ler a LEI Nº 7.716, DE 5 DE JANEIRO DE 1989.

3. Crise da Hídrica: Discussão Social e ambiental, que requer atenção do Governo (Federal, estadual ou municipal/Distrital) e da população. Dica: esta temática está relacionada com: ciclo hidrológico, seca no nordeste, desenvolvimento sustentável e políticas verdes.
Fontes de Estudos:  http://conjuntura.ana.gov.br/                                                 http://guiadoestudante.abril.com.br/crise-hidrica/

4. Intolerância religiosa: o Brasil é tido como um país onde diferentes crenças sempre conviveram pacificamente, mas recentemente passou a vivenciar episódios seguidos de intolerância religiosa. Dica: relaciona-se a Doutrinas, ideologias e religiões brasileiras.

5. Maioridade Penal: A redução da maioridade penal para 16 anos é um assunto polêmico, divisor de opinião entre políticos, juristas, defensores dos direitos da criança e do adolescente e da sociedade. A maioridade penal é a idade mínima pela qual uma pessoa pode ser julgada criminalmente, como adulto, por seus atos. Dica: pesquisar direitos humanos, países que aderiram a redução.

6. Legalização das drogas: Em Portugal, consumir alguma droga não é crime. A posse (mas não o tráfico) de drogas passou a ser um problema a ser tratado no âmbito da saúde e não da polícia. Um dependente químico que for pego usando drogas não é preso, e sim encaminhado para um programa de tratamento (se o usuário quiser). Desde a descriminalização, há quase 15 anos, o consumo de drogas no país diminuiu. Dica: Ler países onde o consumo de drogas é legalizado, comércio ilegal de drogas e a rede mundial de tráfico de drogas.
Fontes de Estudos

7. O idoso no Brasil: O nosso país está ficando mais velho, a população começa a ter uma expectativa de vida maior. Será que o Brasil está realmente preparado para essa expectativa de vida? Dica: pesquisar a pirâmide etária brasileira, o fator previdenciário e as políticas destinadas à população de 3ª idade.

8. Jogos Olímpicos 2016: Após a Copa do mundo, o Brasil sediará os Jogos Olímpicos de 2016 na cidade do Rio de Janeiro. Dica: Quais serão os impactos positivos e negativos para a cidade, o Estado e o País?

9. Os Direitos trabalhista das Domésticas: Foi sancionada a lei que garante aos trabalhadores domésticos: adicional noturno, obrigatoriedade do recolhimento do FGTS por parte do empregador, seguro-desemprego, salário-família, auxílio-creche e pré-escola, seguro contra acidentes de trabalho e indenização em caso de demissão sem justa causa. Empregadores reclamaram dos custos, mas os domésticos passaram finalmente a ter direitos que já eram garantidos a outros trabalhadores com carteira assinada no Brasil.

10. Limites do Humor – Tolerância x Intolerância: é permitido fazer graça sobre tudo? Onde acaba o humor e começa o desrespeito? O mundo está ficando “mais chato”, mais conservador, ou mais consciente das diferenças e direitos do outro?


Boa prova a todos!

sexta-feira, 2 de outubro de 2015

Parque Estadual Pedra da Boca – Araruna/PB: laboratório a céu aberto






Criado pelo Decreto Governamental nº 20.889, de 07 de fevereiro de 2000, o Parque Estadual da Pedra da Boca, localizado do município de Araruna/PB, situa-se em zona fisiográfica de caatinga, no Planalto da Borborema, na Mesorregião Geográfica do Agreste Paraibano e na Microrregião do Curimataú Oriental, ocupa uma área total de 157,3 hectares de extensão territorial. De clima semiárido – quente e seco, com estação chuvosa curta – outono-inverno, precipitação de 800 a 1100 mm/ano.
Segundo Cavalcante (2008):


A região está localizada na micro bacia do Rio Calabouço, rio de regime intermitente afluente do Rio Curimataú, fronteira natural entre o estado da Paraíba e do Rio Grande do Norte e importante manancial hídrico para a população que vive nas suas margens e para a manutenção do equilíbrio biótico e abiótico da região.
Em decorrência do uso inadequado dos recursos hídricos, a micro bacia do Rio Calabouço apresenta sinais de impactos ambientais como a devastação da mata ciliar, empobrecimento do solo devido ao manejo inadequado da exploração agrícola e pecuária, processo de assoreamento gerando núcleos de degradação ambiental ao longo do curso do rio (Cavalcante, 2006).
Ambiente fitogeográfico De acordo com o IBGE (1996), a vegetação é de Savana Estépica nordestina − Caatinga, primitivamente arbustiva e arbórea, com pequenos resquícios de mata serrana − uma vegetação subcaducifólia, que vem sofrendo fortes ações antrópicas no tocante ao fornecimento de madeira e lenha para o uso humano e para a criação do gado e plantios agrícolas. (CAVALCANTE, 2008, pág. 74)


            A principal atividade desenvolvida no Parque é o turismo que vária entre o turismo religioso (santuário de Nossa Senhora de Fátima) ao turismo de aventura (Rapel, escalada, camping, caminhada etc.). Além das práticas citadas, há também o “turismo cientifico escolar” que tem grande destaque na região, como cita Cavalcante (2008):

A beleza cênica do parque, formada pelo conjunto rochoso e pelos recursos faunísticos e fitogeográficos, bem como pelos vestígios arqueológicos, é cenário e laboratório vivo de pesquisadores de diversas instituições e localidades; são geógrafos, biólogos, geólogos, turismólogos, historiadores, entre outros profissionais atraídos pela diversidade ambiental e cultural do local.
O Parque Estadual da Pedra da Boca também recebe alunos e professores das mais variadas modalidades de ensino, do fundamental ao superior, encontrando no ambiente local a possibilidade de vivenciar in loco o saber acadêmico da sala de aula. (CAVALCANTE, 2008, pág.77)


            O grande atrativo do parque, sem dúvidas, são as formações rochosas que exaltam a beleza da região, “de composição granítica porfirídica, com vestígios de gnasses e quartzitos, que possuem faces arredondadas” (CAVALCANTE, 2008, pág. 75). Com destaque a rocha que deu nome ao parque, a pedra da boca, devido à cavidade na rocha – ocorrida por processos físicos e químicos internos e externos, que se assemelha a uma boca aberta. (ver figura 1).

Outro atrativo é a pedra da santa, lugar de oração e encontro pessoal com Deus através da natureza, como destaca Cavalcante (2008, pág. 75): “é point obrigatório de visita. Na gruta, um antigo morador do lugar, o sr. Celso Lisboa (político, 1909-1990), construiu um altar para a imagem de Nossa Senhora de Fátima.”



Todos esses atrativos, foram os responsáveis para que ocorresse na manhã desta quinta-feira (01.10.2015) uma aula de campo, com os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Presidente Médici do município de Serra Caiada/RN, através do Professor Daris Firmino do Nascimento Junior e da Professora Ana Maria Moreira Claudino, os alunos aproveitaram o máximo o momento de contato com a natureza e a cultura regional, através de trilhas e da brilhante apresentação da Companhia de Dança e Cultura Popular Macambirais.





 Na oportunidade o Professor Daris, agradeceu aos Pais presentes na excursão, aos funcionários e a Prefeitura Municipal de Serra Caiada/RN na pessoa da Prefeita Maria do Socorro dos Anjos Furtado, que não mediu esforços para a realização do deslocamento dos alunos da sua cidade até o parque (uma distância de aproximadamente 50 km).





Além de ser um grande laboratório a céu aberto, o Parque Estadual Pedra da Boca é um grande atrativo Cultural, Religioso e Turístico. Não Perca tempo, venha conhecer!

Referência:
CAVALCANTE. Márcio Balbino. Parque Estadual da Pedra da Boca/PB: Um olhar sobre o planejamento do ecoturismo em Unidades de Conservação na Paraíba. Caderno Virtual de Turismo. ISSN: 1677-6976 Vol. 8, N° 2 (2008). Pp. 69-80.