sexta-feira, 23 de outubro de 2015

Os 10 possíveis temas para a redação do ENEM 2015


Confira dez temas que podem cair na redação do Enem em 2015. Eles têm aparecido com destaque em notícias, reportagens e são discutidos por toda a sociedade.

1. Corrupção: O escândalo da Federação Nacional de Futebol (FIFA), cujo esquema envolvia executivos do futebol brasileiro, e o “Petrolão”, que investigou irregularidades na Petrobras são dois exemplos de corrupção exaustivamente mostrados na mídia. Mas a corrupção não está apenas em “grandes esquemas”, pode existir em pequenos delitos e gestos do cotidiano, no famoso “jeitinho brasileiro” de querer levar vantagem e burlar as regras. 

2. Racismo, preconceito e Homossexualidade: Apesar da legislação brasileira considerar crime qualquer manifestação de racismo, já no que diz respeito à união de casais do mesmo sexo e adoção de crianças órfãos/abandonadas pelos mesmos ainda é tratada como tabu pelo Congresso Nacional, haja vista as idas e vindas nas votação de leis que dispõem sobre a temática. Dica: devido a pouca formação – ou nenhuma, sobre o tema é bom ler artigos sobre a questão sexual – orientação, opção etc., já sobre o racismo ler a LEI Nº 7.716, DE 5 DE JANEIRO DE 1989.

3. Crise da Hídrica: Discussão Social e ambiental, que requer atenção do Governo (Federal, estadual ou municipal/Distrital) e da população. Dica: esta temática está relacionada com: ciclo hidrológico, seca no nordeste, desenvolvimento sustentável e políticas verdes.
Fontes de Estudos:  http://conjuntura.ana.gov.br/                                                 http://guiadoestudante.abril.com.br/crise-hidrica/

4. Intolerância religiosa: o Brasil é tido como um país onde diferentes crenças sempre conviveram pacificamente, mas recentemente passou a vivenciar episódios seguidos de intolerância religiosa. Dica: relaciona-se a Doutrinas, ideologias e religiões brasileiras.

5. Maioridade Penal: A redução da maioridade penal para 16 anos é um assunto polêmico, divisor de opinião entre políticos, juristas, defensores dos direitos da criança e do adolescente e da sociedade. A maioridade penal é a idade mínima pela qual uma pessoa pode ser julgada criminalmente, como adulto, por seus atos. Dica: pesquisar direitos humanos, países que aderiram a redução.

6. Legalização das drogas: Em Portugal, consumir alguma droga não é crime. A posse (mas não o tráfico) de drogas passou a ser um problema a ser tratado no âmbito da saúde e não da polícia. Um dependente químico que for pego usando drogas não é preso, e sim encaminhado para um programa de tratamento (se o usuário quiser). Desde a descriminalização, há quase 15 anos, o consumo de drogas no país diminuiu. Dica: Ler países onde o consumo de drogas é legalizado, comércio ilegal de drogas e a rede mundial de tráfico de drogas.
Fontes de Estudos

7. O idoso no Brasil: O nosso país está ficando mais velho, a população começa a ter uma expectativa de vida maior. Será que o Brasil está realmente preparado para essa expectativa de vida? Dica: pesquisar a pirâmide etária brasileira, o fator previdenciário e as políticas destinadas à população de 3ª idade.

8. Jogos Olímpicos 2016: Após a Copa do mundo, o Brasil sediará os Jogos Olímpicos de 2016 na cidade do Rio de Janeiro. Dica: Quais serão os impactos positivos e negativos para a cidade, o Estado e o País?

9. Os Direitos trabalhista das Domésticas: Foi sancionada a lei que garante aos trabalhadores domésticos: adicional noturno, obrigatoriedade do recolhimento do FGTS por parte do empregador, seguro-desemprego, salário-família, auxílio-creche e pré-escola, seguro contra acidentes de trabalho e indenização em caso de demissão sem justa causa. Empregadores reclamaram dos custos, mas os domésticos passaram finalmente a ter direitos que já eram garantidos a outros trabalhadores com carteira assinada no Brasil.

10. Limites do Humor – Tolerância x Intolerância: é permitido fazer graça sobre tudo? Onde acaba o humor e começa o desrespeito? O mundo está ficando “mais chato”, mais conservador, ou mais consciente das diferenças e direitos do outro?


Boa prova a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário